segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Plano de Aula: As civilizações da América pré-colombiana

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TICs.

CURSISTA: Elinalva Cordeiro Soares Cavalcante

FORMADORA: Rosana Pacheco

UNIDADE: 3 Currículos, Projetos e Tecnologias

ATIVIDADE: Plano de Aula

1- DEFINIÇÃO DO TEMA

Tema: As civilizações da América pré-colombiana

Foram inúmeras as realizações culturais das diversas civilizações que se desenvolveram na América antes da chegada de Cristóvão Colombo. São vários os aspectos dessa rica história, que vai desde o início do segundo milênio a.C. até a chegada dos conquistadores espanhóis que vieram depois de Colombo, a partir daí formaram-se diversas civilizações americanas, sendo as mais famosas são a dos maias, os astecas, e incas.

2- PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO

Justificativa: diante da necessidade de se falar e, mais, permitir e criar a oportunidade para que os alunos percebam a importância de se ter um contato maior com a história latino-americana, muitas vezes esquecida. E ainda no diz respeito à diversidade de povos e culturas existentes na América antes da chegada dos europeus no século XV.

Objetivos: compreender o significado do termo pré-colombiano; conhecer alguns dos povos que viveram na América, necessariamente os povos: maias, astecas e incas; estudar como aconteceu o choque entre a cultura européia e a nativa a partir do ano de 1942, na América.

Público alvo: alunos da 5ª série (521 e 522)

3- REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA

Procedimentos:

1º momento: dividir a turma em três grupos: onde serão sorteados os números: 1; 2 e; 3 entre os alunos que representariam: 1- maias; 2- astecas; 3- incas. Onde os alunos individualmente deverão pesquisar em livros ou sites de pesquisa sobre a civilização que sorteou. Inclusive estará disponível no meu blog o assunto sobre cada uma dessas civilizações, onde os alunos deverão fazer um comentário.

2º momento: os alunos deverão trazer para sala de aula suas pesquisas onde se juntarão para fazer a troca de informações de suas pesquisas; falar um pouco sobre a civilização em questão que foi sorteada com o grupo que está inserido.

4- SISTEMATIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Procedimentos:

3º momento: a turma que já foi divida em três grupos ocupará cada parte da sala de aula, onde os alunos deverão expor as suas idéias sobre a civilização que pesquisou; deverão discutir e defender a sua civilização, o grupo que conseguir falar e defender melhor a sua civilização vencerá, ou seja, o grupo que souber mais sobre a sua civilização ganhará a mini-gincana.

Recursos Materiais: Quadro magnético; pincéis para quadro branco, papel A4 cores diversas, livros, computador, sites de internet, blog, pesquisas, tesoura, canetinha, lápis de cor, balão de diversas cores, papel crepom de diversas cores.

Avaliação: Será feita no decorrer do processo, através das atividades propostas; do trabalho participativo, observando a potencialidade individual, interesse, e criatividade dos alunos e; dos novos conhecimentos adquiridos por eles dando ênfase aos objetivos propostos.

2 comentários: