segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

Foram inúmeras as realizações culturais das diversas civilizações que se desenvolveram na América, conhecidas como pré-colombianas. Indo desde as mais variadas técnicas agrícolas e metalúrgicas até a matemática, construção e escrita. Eram organizadas politicamente – formavam Estados -, assim como outras civilizações anteriores a estas.

São vários os aspectos da rica história da América pré-colombiana, desde o início do segundo milênio a.C. até a chegada dos conquistadores espanhóis que vieram depois de Colombo. Até então, os povos do continente americano nunca tinham tido contato regular com as civilizações de outros continentes. Formaram-se poderosas civilizações americanas, sendo as mais famosas são a dos maias, a dos astecas e a dos incas.

Além da conquista e da dominação, que causaram a morte de boa parte dos povos pré-colombianos, as doenças trazidas pelos europeus (varíola, sarampo, gripe, peste), desconhecidas na América, foram uma das principais causas do declínio populacional dos nativos americanos. Para termos uma idéia, tomemos alguns dados levantados por historiadores sobre as populações indígenas no século XVI: em 1519, na região central mexicana, estima-se que havia uma população entre 12 milhões e 25 milhões de habitantes, que em 1580 já teria sido reduzida a cerca de 1,9 milhão. Na área andina, uma população superior a 10 milhões de habitantes em 1530 foi reduzida a cerca de 1,5 milhão de pessoas em 1590.

O encontro entre os povos da América e da Europa foi antes de tudo arrasador. A conquista européia se deu à custa da destruição de grande parte da população e de sua cultura e pela exploração e marginalização daqueles que conseguiram sobreviver. Seus descendentes - grupos indígenas norte-americanos, mexicanos, brasileiros, andinos e outros – ainda hoje lutam para defender o espaço para sua sobrevivência em todo o continente.

Referência:

VICENTINO, Cláudio. Viver a História: ensino fundamental: 5ª série. São Paulo: Scipione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário