quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OS MAIAS


Os maias desenvolveram-se na região conhecida com mesoamérica, a civilização maia viveu o seu apogeu econômico e cultural, entre os séculos III e X da nossa era, organizando-se em cidades-estados, isto é, cada cidade formando um Estado independente. As principais foram Palenque, Tikal, Copán. A região maia corresponderia à península mexicana de Iucatã, mais Guatemala, Belize e Honduras, na América Central.

Os maias tinham na agricultura a atividade central, destacando-se especialmente a plantação de diversas variedades de milho. A religião era o outro eixo que sustentava o desenvolvimento da civilização maia.

Na hierarquia social tinham na sua parte mais alta os governantes, que representavam os deuses maias, e os sacerdotes, responsáveis pelas cerimônias que visavam garantir as boas colheitas. Completavam esse grupo dominante maia, estavam os chefes guerreiros. Abaixo ficava a maioria da população, formada de camponeses que viviam nos arredores das cidades, obrigada a diversos trabalhos e ao pagamento de impostos. Existiam ainda grupos intermediários, como os comerciantes, arquitetos, escultores, soldados e artesãos e, na parte abaixo de toda a hierarquia social, os escravos, que eram prisioneiros de guerra.

Ocupando o território desde os primeiros séculos da era cristã, a civilização maia atingiu uma população superior a dois milhões de habitantes. Destacaram-se na área de matemática e da astronomia. Utilizavam o conceito de zero, o que lhes permitia executar operações complexas. Na astronomia, calculavam a duração do ano com alguns segundos de diferença em relação aos cálculos da ciência hoje. Nas artes, a escultura em baixo relevo e as construções eram fortemente influenciada pelo tema religioso. Sobre isso, observamos que os maias acreditavam que os vários aspectos de sua vida poderiam ser determinados pela ação das divindades. Não por acaso, muitos dos deuses cultuados tinham ação sobre os astros e os diversos elementos da natureza. Em seus rituais, vemos que a utilização de sacrifícios era bastante recorrente. Em muitos casos, o sacrifício de seres humanos eram um dos mais prestigiados eventos religiosos de tal sociedade.

Quando os espanhóis chegaram à América, os maias não formavam mais um império. Sabe-se que seu modo de vida se baseava no cultivo de milho. Sua escrita hieroglífica ainda não foi totalmente decifrada. Quando chegaram ao continente americano, os espanhóis encontraram a sociedade maia em um avançado processo de desarticulação. Para alguns estudiosos, as mudanças climáticas e a ocorrência de lavouras com baixa produtividade foram as grandes razões que determinaram a extinção desta cultura. Ainda assim, vários documentos e vestígios nos permitiram descobrir ricos aspectos de tal civilização.

Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subseqüente colonização espanhola das Américas. Hoje, os maias e seus descendentes formam populações consideráveis em toda a área antiga maia e mantém um conjunto distinto de tradições e crenças que são o resultado da fusão das ideologias pré-colombianas e pós-conquista.

Algumas sugestões de sites para pesquisa:

www.historiadomundo.com.br/maia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maias

http://www.brasilescola.com/historiag/a-civilizacao-maia.htm

Um comentário: