Quando estou em sala de aula, sempre procuro ouvir as idéias, as dúvidas e curiosidades dos meus alunos, mas muitas vezes percebemos que eles ainda sentem muitas dificuldades em se manifestarem com suas dúvidas ou qualquer contribuição para as aulas. Eles ainda sentem-se travados em muitas situações, porém tento deixá-los bem à vontade, até mesmo vou até eles e ouço suas dúvidas, quando não querem falar para que a turma toda ouça, procuro sanar as suas dúvidas, sem deixá-los sem graça.
Como li no site “Philosophia – Educação para o prazer” - http://www.nuep.org.br - “(...) Nota-se que não basta dar abertura, é necessário conduzir os alunos a questionarem e opinarem. E, além disso, o diálogo requer um processo sucessivo de boas perguntas e boas respostas, pois não podemos confundi-lo com uma mera “prosa” que se faz com “o vizinho do apartamento ao lado”. O diálogo deve ser analítico, sistemático e prazeroso”. E eu concordo porque, como já disse anteriormente, isso abrange muito mais do que um jogo de cintura para que o aluno possa se sentir à vontade para se sentir fazendo parte da aula, além de um mero espectador. Ainda neste site pudemos observar a chamada que fazem para um olhar mais específico quando se fala em aula dialógica, que é a conduta do professor como representante do saber e não a própria personificação do saber, e como tal conduza uma aula dialógica, sem matar a curiosidade do aluno. O que se torna um grande desafio, que realmente deve ser pensado e encarado!
As estratégias que utilizo são várias, mas sempre é puxado por uma conversa e, muitas vezes, e são as mais eficazes. Falar sobre o passado é, quase, sempre monótono e chato, (isto de acordo com as idéias dos alunos!), então começar com uma conversa atual e levá-los para o passado, ou começar pelo passado e trazer para a atualidade, sempre fazendo comparações, ou ainda incluí-los, como exemplos (claro sem deixá-los constrangidos, pelo menos tentando!), isso ajuda bastante com que eles se soltem mais e queiram fazer parte do que estamos fazendo em sala de aula.
As tecnologias são, principalmente, um veículo que pode nos transportar para mais perto de nossos alunos, para então trazê-los para dentro do que estamos lhes propondo em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário