segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HIPERTEXTO

Hipertexto é um termo que se utiliza para falar de textos em fiormato digital, onde através de um hiperlinks, ou links, conseguimos agregar um conjunto de informações na forma de textos, palavras, imagens ou sons com a função de interconecta os diversos conjuntos de informações para complementação do texto principal.esse conceito foi criado por Ted Nelson nos anos 60.. O hipertexto nada mais é do que uma ligação entre textos que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. Podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto) Segundo o Professor Lindomar em http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/ O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.Então depoende apenas do leitor a informação que ele quer adquirir através da "viagem" textual que ele pode seguir ou não.

Um comentário:

  1. Oi Elinalva,
    Parabéns pelo blog. Que tal a pártir de agora vc postar as atividades e eventos realizados por vc e seus alunos aqui. Torne este blog um espaço de criação, produção e co-autoria de seus alunos.

    ResponderExcluir