quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ACESSIBILIDADE

Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero

ACESSIBILIDADE

Arcângela Pereira Nepomuceno

Elinalva Cordeiro Soares Cavalcante

Rose Jane Batista Maia Holanda

Escola Estadual Jose Ribamar Pestana

Orientadora: Rosana Pacheco

Rosana.amapa@gmail.com

arcanlpomuceno_ap@bol.com.br

nalvarli@hotmail.com

rjbmholanda@gmail.com

Macapá- AP

I-Introdução

O termo acessibilidade apresenta um significado bem amplo e irrestrito, não apenas permiti que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, como também a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Neste trabalho será abordada a acessibilidade na informática e na internet, oportunizando aos alunos analisarem de que maneira esses recursos tecnológicos podem auxiliar pessoas com deficiências (as mais variadas) na sua inclusão social.

II- Objetivo

1- Oportunizar aos alunos a análise de ferramentas que o computador oferece como recursos para pessoas com deficiência (as mais variadas).

2- Oportunizar aos alunos a análise de sites na internet, visando avaliar o acesso destes às mais diversas populações.

III-METODOLOGIA

Fase 1- Utilizando o LIED da Escola, apresentar aos alunos exemplos de barreiras de acesso ao conteúdo de uma página, conforme portal do Serpro HTTP://www.serpro.

Fase 2- Cada aluno irá analisar pelo menos três sites e verificar se estão dentro dos padrões de acessibilidade.

Fase 3- Serão apresentados aos alunos recursos tecnológicos, equipamentos e jogos pedagógicos que contribuem para situações de aprendizagem em um ambiente de cooperação e reconhecimento das diferenças.

Fase 4- Em grupos os alunos apresentarão soluções, de baixo custo e de fácil construção, com a finalidade de responder às necessidades concretas de cada individuo (deficiente visual, deficiente auditivo, paralisia cerebral, cadeirantes) e possibilitar sua interação com o computador.

IV-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto foi desenvolvido com a pretensão de oportunizar aos alunos o conhecimento sobre o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à informática e a internet, assim como a utilização desses recursos tecnológicos como inclusão social por estas pessoas. Dessa forma espera-se colaborar com aqueles que desejam contribuir para a concretização de uma escola para todos na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária.

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