Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero
ACESSIBILIDADE
Arcângela Pereira Nepomuceno
Elinalva Cordeiro Soares Cavalcante
Rose Jane Batista Maia Holanda
Escola Estadual Jose Ribamar Pestana
Orientadora: Rosana Pacheco
Rosana.amapa@gmail.com
arcanlpomuceno_ap@bol.com.br
nalvarli@hotmail.com
rjbmholanda@gmail.com
Macapá- AP
I-Introdução
O termo acessibilidade apresenta um significado bem amplo e irrestrito, não apenas permiti que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, como também a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Neste trabalho será abordada a acessibilidade na informática e na internet, oportunizando aos alunos analisarem de que maneira esses recursos tecnológicos podem auxiliar pessoas com deficiências (as mais variadas) na sua inclusão social.
II- Objetivo
1- Oportunizar aos alunos a análise de ferramentas que o computador oferece como recursos para pessoas com deficiência (as mais variadas).
2- Oportunizar aos alunos a análise de sites na internet, visando avaliar o acesso destes às mais diversas populações.
III-METODOLOGIA
Fase 1- Utilizando o LIED da Escola, apresentar aos alunos exemplos de barreiras de acesso ao conteúdo de uma página, conforme portal do Serpro HTTP://www.serpro.
Fase 2- Cada aluno irá analisar pelo menos três sites e verificar se estão dentro dos padrões de acessibilidade.
Fase 3- Serão apresentados aos alunos recursos tecnológicos, equipamentos e jogos pedagógicos que contribuem para situações de aprendizagem em um ambiente de cooperação e reconhecimento das diferenças.
Fase 4- Em grupos os alunos apresentarão soluções, de baixo custo e de fácil construção, com a finalidade de responder às necessidades concretas de cada individuo (deficiente visual, deficiente auditivo, paralisia cerebral, cadeirantes) e possibilitar sua interação com o computador.
IV-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto foi desenvolvido com a pretensão de oportunizar aos alunos o conhecimento sobre o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à informática e a internet, assim como a utilização desses recursos tecnológicos como inclusão social por estas pessoas. Dessa forma espera-se colaborar com aqueles que desejam contribuir para a concretização de uma escola para todos na perspectiva de uma sociedade justa e igualitária.
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